top of page
20230416_171501.jpg

Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação & Extensão

Nossos projetos assumem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e tecnológico da região e do país.

Prezando pela transparência e responsabilidade na gestão dos recursos e execução dos projetos, nesta página você  pode conhecer alguns dos nossos projetos em andamento. 

Estruturação Tecnológica e Agregação de Renda na Cadeia do Açaí da Comunidade Santo Antônio em Igarapé-Miri: Rastreabilidade e Processamento na Origem

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
Projeto 5488 FINEP/UFPA/FADESP 
BIOECONOMIA CADEIA DO AÇAÍ CÓD. FINEP 01.24.0119.00 
Natureza: Extensão
Vigência: 2024-Atual

Descrição

O projeto se caracteriza pelo desenvolvimento e implantação dos sistema de tecnificação do açaí desde a origem, que consiste em uma fábrica container com todos o maquinário para processamento do açaí in natura do recebimento à expedição. O container terá os seguintes módulos de processamento: I Recepção (classificação/lavagem): As rasas rastreadas com o açaí in natura serão descarregadas em esteiras de classificação e lavagem para separação e limpeza primária do fruto; II Esterilização: O fruto será lavado em tanques de branqueamento por indução eletromagnética e radiação UV para eliminação dos patógenos; III Despolpagem e envase: nesta etapa, o fruto é despolpado e envasado em recipientes recicláveis e retornáveis de PLA, impressos em 3D; IV Despacho: O produto recebe selo de origem e rastreabilidade para comercialização ao elo seguinte, a agroindústria ou centros de distribuição. Por conseguinte, o processamento dos resíduos gerados pelos sistema, majoritariamente, caroços de açaí, tem como objetivo agregar valor a um resíduo que não possui destinação correta e contribuir para a mitigação dos impactos ambientais que envolvem o processo de obtenção da polpa. Para tanto o caroço será triturado e, posteriormente, misturado à polímeros recicláveis, como o polietileno tereftalato (PET), que serão obtidos de cooperativas de reciclagem situadas na cidade de Igarapé-Miri. A mistura entre o caroço e o PET será vertida em moldes metálicos e, em seguida, prensada a elevada pressão e temperatura com o auxílio de uma prensa hidráulica com aquecimento. Após essa etapa, serão determinadas as propriedades tecnológica dos pisos, baseando-se nas normas para pisos intertravados de cimento. Espera-se obter materiais de construção, como pisos intertravados, que poderão ser utilizados na pavimentação de vias das cidades e comunidades da região. Dessa forma, almeja-se que toda a cadeia de produção do açaí, desde o cultivo até a destinação final do resíduo, contribua para o desenvolvimento econômico e sustentável da região, atue na geração de emprego e renda e favoreça a melhora na infraestrutura das cidades paraenses.

Desenvolvimento de condutores de alumínio de alta ampacidade com revestimento nanoestruturado baseado em Cobre/Nanotubos de Carbono

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 25/2022
Natureza: Pesquisa
Vigência: 2023-Atual

Descrição

A eletrodeposição de Cu/NTC sobre os fios atua melhorando a condutividade elétrica, reduzindo a resistência elétrica, e conferindo novas propriedades aos condutores de alumínio nanoestruturados. Nesse projeto, pretende-se produzir cabos elétricos nanoestruturados de alta ampacidade em escala piloto, por meio da replicação e aperfeiçoamento das técnicas estabelecidas nas pesquisas anteriores, como emprego de corrente elétrica pulsada e melhor dispersão dos NTC no banho eletrolítico. Desta forma, conseguiremos diminuir as perdas técnicas por efeito Joule, reduzir de custos de manutenção, aumentar a transmissão de energia elétrica e, consequentemente, aperfeiçoar a malha de transmissão da matriz de energia elétrica nacional.

Fabricação, Caracterização e Aplicação de Arames Tubulares com Fluxo Nanoestruturado

Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA)
Termo de Outorga Nº 055/2021
Natureza: Desenvolvimento
Vigência: 2022-2023

Descrição

O desgaste em equipamentos de mineração por fenômenos mecânicos combinados com processos de fadiga em materiais produzem elevados custos na manutenção de equipamentos relacionados à indústria da mineração. Existem poucos materiais que apresentam as características tribológicas adequadas para suportar as elevadas solicitações mecânicas que os processos de extração de minérios requerem. Nesse sentido, a fabricação de consumíveis de solda de alto desempenho que sejam aplicáveis em revestimentos metálicos nanoestruturados com adição de nanotubos de carbono é um dos estados-da-arte em engenharia metalúrgica e de materiais. Para isso serão fabricados arames tubulares de aço com fluxo interno nanoestruturado composto por partículas micrométricas de matriz metálica e nanopartículas baseadas em Nanotubos de Carbono (NTCs). Adicionalmente, pretende-se criar revestimentos testando diversos tipos de ligas, para isto se conta com tecnologias desenvolvidas no grupo para realizar processos de manufatura aditiva variando os elementos de liga, cada um dos quais se encontra com pedido de patente com um Nível de Maturidade Tecnológica 5 (NMT 5),querendo passar para a parte de prototipagem e testes no campo (NMT 7) no período de execução deste projeto. Este projeto prevê o aperfeiçoamento dos nanocompósitos que já foram fabricados em nível laboratorial, complementando com testes e caracterizações adicionais, e sua posterior aplicação em condições reais de trabalho, onde se pretende mitigar o desgaste de equipamentos de mineração, e consequentemente, fortalecer ogrupo de pesquisa por meio da transferência de inovação tecnológica para a indústria de mineração.

Desenvolvimento e Aplicação de Nanocompósitos Funcionais via manufatura Aditiva e Reforço em Matriz Metálica

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
Projeto 4854 FINEP/UFPA/FADESP
MAUFA Convênio Nº 01.22.0133.00 
Natureza: Desenvolvimento
Vigência: 2022-Atual

Descrição

O desenvolvimento e aplicação de nanocompósitos funcionais contribuirão em várias áreas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico da região norte do país, bem como podem atender as demandas da sociedade e indústria de defesa e segurança pública, como por exemplo: detecção de incêndios florestais; remediação de contaminações em efluentes industriais; redução de barreiras econômicas da cadeia do açaí; e, desenvolvimento de novos produtos ou processos produtivos de base tecnológica aplicáveis no crescimento da indústria 4.0, como por exemplo, a prototipagem de sensores por manufatura aditiva; e, formação de mão de obra especializada em ciência e tecnologia de materiais na área de nanotecnologia. Desta gama de nanocompósitos funcionais, destacamos as blendas poliméricas nanoestruturadas baseadas em polímeros/NCPMs, que podem ser aplicados em dispositivos eletrônicos impressos em 3D e utilizados para monitoramento remoto de temperatura, umidade e pressão, podendo ser aplicados em sistemas de vigilância remota, como por exemplo, monitoramento de incêndios florestais, bem como em escudo eletromagnéticos devido a capacidade de espalhamento e absorção da radiação pelo NCPMs. Além disso, esses dispositivos podem ser interligados a sistemas baseados em Internet das coisas (Internet of things), e, assim, transmitir e armazenar dados em nuvem que podem ser acessados globalmente, outra aplicação dos nanocompósitos com demanda industrial latente, desta vez em matriz metálica de alumínio, pode ser em cabos de transmissão de energia, uma vez que nanocompósitos apresentam grande capacidade com menor dissipação térmica, sendo assim menos susceptível a ocorrência de blackout do sistema elétrico nacional.

Sistema de Rastreabilidade Baseado em QRCode e Dispositivos Eletrônicos Remotos para a Cadeia do Açaí

Financiador(es): Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) - Antigo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
Projeto 4413 MDR/UFPA/FADESP
Termo de Execução Descentralizada (TED) Nº 10/2020 
Natureza: Extensão
Vigência: 2020-2023

Descrição

Sistema de monitoramento de dados real-time de todas as etapas de processamento do insumo agroindustrial, bem como identificando todos os elos da cadeia produtiva desde a origem, facilitará sua futura codificação em blockchain, resultando emmaior confiabilidade do produto ao consumidor final, rastreabilidade pelos órgãos de controle/saúde, aumento da eficiência da cadeia produtiva e agregando valor nadiferenciação de insumos agrícolas oriundos do extrativismo de várzea e da terra firme.

Endereço

Universidade Federal do Pará 

R. Igarapé Tucunduba - Guamá, Belém - Pará

Setor Profissional

 

Lab1 (Síntese & processamento de nanocompósitos) - Prédio dos Laboratórios de Engenharia Mecânica  (LABEM) Prof. Seihó Gushi

- 1° andar  (Corredor 4 / lado direito)

 

Lab2 (Prototipagem & Caracterização) - Prédio dos Laboratórios do PRODERNA  - 2° andar 

Contate-nos

Estamos a disposição para esclarecimentos e parcerias.

Email enviado com sucesso.

© 2022 por LabNano 3D. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page